Pequenos textos

Faz calor

A saliva desce quase seca, faz calor como nunca fez, e a verdade é que essa é a primeira impressão de qualquer sensação térmica – juro que hoje é, por certo, o dia mais quente do ano! Essa frase será ouvida novamente pelo menos umas dez vezes ao longo de todo verão… bem, realmente faz calor hoje e o que eu queria mesmo era um copo de coca-cola bem gelada, daquelas que descem goela a baixo rasgando a garganta… Se bem que pra mim não precisaria nem ser a coca, mas a concorrente do tal comercial “pode ser?” também cairia bem agora…
Goles depois e eu continuo afirmando que faz calor… Ainda bem que apenas está calor e não é calor – paro um momento e agradeço ao português por ter essa pequena e milagrosa distinção desses dois verbos, e penso nos americanos que são o calor o tempo todo…

 

Padoca: pizza e pingado

É só chegar e sentar. São assim as padarias paulistanas. Tem o balcão que vende o pãozinho, e também a cadeirinha elevada numa bancada, que deixa o cliente de frente para aquele pedaço de pizza com a mussarela (é assim que está no menu na padoca da esquina, e confesso que acho mais charmoso) que já derreteu e agora meio durinha samba no azeite. Sempre tem dois senhores sentados no canto jogando gamão, ou um casal discutindo a relação em meio a dois copos de chopps e um pouco de calabresa com cebola fatiada. O pão quase nunca é oco, e tem aquele miolo pecaminoso, uma bomba de carboidrato pronta para se fundir com a manteiga que derrete sem dó. O café com leite é o famoso pingado e vem naqueles copinhos que só existem nesses lugares, estiloà lá boteco. Dizem que esse é o modelo da padaria no Rio de Janeiro e que os paulistanos apenas agregaram essa aparência peculiar a sua padoca. Eu não saberia dizer se o que “eles” dizem está correto, mesmo porque, nunca estive no Rio. Só sei que a padoca que cresci frequentando era assim, pra mim, a típica padoca paulistana, com cheiro de café recém passado e pizza fria, que às vezes pode até ser uma portuguesa, por que não?

 

Salvar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *